Play Video

Regras Básicas

As regras básicas do basquetebol em cadeira de rodas são muito semelhantes às do basquetebol em pé ou em forma de corpo. Por exemplo, as dimensões do campo, a altura do cesto e a distância às linhas de falta e três pontos, etc., são as mesmas medidas que no jogo de basquetebol stand-up. Em 1964, foram adotadas regras internacionais básicas que incluíam pequenos ajustes para satisfazer as necessidades do jogo numa cadeira de rodas.

Pontuação

Um golo é creditado à equipa que ataca o cesto em que a bola entrou da seguinte forma:

  • Um golo de um lance livre conta um ponto.
  • Um golo da área de dois pontos conta dois pontos.
  • Um golo da área de três pontos conta com três pontos.

Todas as equipas têm 24 segundos para completar a sua tentativa de marcar um cesto. Se a equipa com a bola exceder este limite de tempo, então a bola e o direito de jogo são concedidos à equipa adversária.

Duração

De acordo com as regras da IWBF, um jogo de basquetebol em cadeira de rodas consiste em quatro períodos de 10 minutos. Se o resultado estiver empatado no final de quatro quartos, joga-se um período de prolongamento de cinco minutos. Se a pontuação permanecer empatada no final deste período, serão jogados períodos de horas extras adicionais até que um vencedor seja determinado

Drible

No entanto, se a bola for apanhada e/ou colocada no colo do jogador, só pode empurrar duas vezes antes de ser obrigado a atirar, passar ou driblar novamente a bola. Não há regra de drible duplo no basquetebol em cadeira de rodas. Uma violação de viagem ocorre se o jogador levar mais de dois emoções enquanto estiver na posse da bola sem driblar. Um jogador não pode tocar na superfície de jogo com os pés.

Faltas e Violações

A cadeira de rodas é considerada uma parte do corpo do jogador em relação ao estabelecimento da responsabilidade pelo contacto em tribunal em caso de cobrança, bloqueio, saída dos limites, e outras violações.

Um jogador ofensivo pode não permanecer na área de tecla por mais de três segundos. Numa jogada de entrada, o jogador ofensivo não pode entrar na chave até que a bola seja entregue ao jogador de entrada pelo árbitro.

Para além das faltas técnicas que podem ser avaliadas de vez em quando como no basquetebol stand-up, um jogador que levanta as pernas para ganhar vantagem ou levanta-se da cadeira é dada uma falta técnica. O jogador deve permanecer firmemente sentado na cadeira e não deve usar os seus membros inferiores para orientar a cadeira ou obter uma vantagem injusta.

No caso de um jogador cair da cadeira, um árbitro pode parar a jogada se o jogador estiver em risco de se lesionar, caso contrário, o jogo continuará.

regras oficiais